Blogs de Cinema Blogs de Turismo

Turismo Cinéfilo

12:59:00Unknown

Quem já não teve a sensação de que já conhecia Nova York graças aos filmes de Woody Allen? E quem não se lembra de Audrey Hepburn e Gregory Peck em "A Princesa e o plebeu"? O "turismo cinéfilo" agora tem um novo aliado: a internet, que registra itinerários reais dos filmes em sites como o movie-locations.com.
Quando John Huston ambientou os dilemas morais de um sacerdote mulherengo em "A noite do iguana" numa praia mexicana chamada Puerto Vallarta, não sabia que tinha acabado de desvirginar o lugar, que desde então se transformou num cobiçado destino turístico.
Baseando-se no poder da influência dos blockbusters, o site movie-locations.com publicou uma lista de lugares, e editou um livro, onde os filmes foram rodados.
Que tal um tour pela Nova Zelândia de "O Senhor dos anéis" para as férias de 2011? Ali foi construído o parque "Hobbiton" para entrar no clima do sucesso da trilogia multimilionária.
O portal oferece a ferramenta de busca por país para depois descobrir quais filmes foram rodados na região e vice-versa, assim como filtrar por ator e diretor com a opção de conferir fotografias do lugar, como foi rodado e como é na realidade.
Em Sevilha, por exemplo, é possível visitar os sets onde gravaram filmes como "Lawrence da Arábia" e "Guerra nas estrelas - A ameaça fantasma". No primeiro, Sevilha foi "arabizada" enquanto no segundo, a praça da Espanha foi totalmente digitalizada.
Também é possível percorrer as ruas de "Blade Runner - O caçador de andróides" em Los Angeles, como o Bradbury Building no centro (também cenário de "500 dias com ela").
Um pouco mais caro é seguir os passos de "Indiana Jones e a última cruzada", pois é preciso ir até o deserto de Petra, em Utah, passando por Londres, Granada e Veneza, sem falar de James Bond e Jason Bourne (da trilogia Bourne), que cruzam diversos países entre suas intrigas e perseguições internacionais.
Com mais calma em comparação ao ritmo frenético do filme, é possível acompanhar o percurso de "Corra, Lola, corra" de Tom Twyker, por Berlim e Londres na perspectiva do último "Sherlock Holmes".
Enquanto guias incluem o Hotel Hyatt de Tóquio para reviver o romance internacional de "Encontros e desencontros" o movie-locations.com oferece opções menos óbvias.
"O talentoso Mr. Ripley", com Matt Damon e Gwyneth Paltrow, sugere um passeio deslumbrante pelo litoral italiano que inclui paisagens de Ischia, Procida e Anzio.
Para os mais meticulosos, Martin Scorsese traça um retrato de Nova York no início do século XX em cenários como o jardim botânico do Bronx e na Academia de Música da Filadélfia.
E, finalmente, o site oferece itinerários definitivamente pouco glamurosos como o do filme "Ou tudo ou nada", quando Robert Carlyle e seus companheiros desempregados resolvem fazer striptease ao ritmo de Donna Summer.


Fonte:  Globo.com

Você também pode gostar...

0 comentários

Popular Posts

Redes Sociais

Formulário de contato