Blog Meu Mapa
Blogs de Turismo
Dica CVC - Descubra paisagens únicas com as chapadas brasileiras!
17:00:00UnknownA principal semelhança entre elas são as grandes áreas planas no alto de serras, formando paredões, mirantes e paisagens impressionantes. As diferenças, além da localização, são os atrativos, como cachoeiras, trilhas, piscinas naturais e grutas. Uma tem mais cachoeiras, outra é mais próxima de capital, e assim por diante. Conheça um pouco mais sobre algumas das nossas chapadas e planeje sua próxima viagem de aventura!
Chapada dos Guimarães | MT
Para quem quiser se divertir, o Chapada Aventura tem atividades esportivas em meio à natureza; já o passeio no Vale do Rio Claro percorre um trajeto em veículo 4x4 e possui caminhadas, banho e flutuação no rio. Para os mais corajosos, a dica é o Circuito das Cachoeiras, caminhada de seis horas que se alterna com banhos de cachoeira e em piscinas naturais.
Aproveite para visitar a Chapada dos Guimarães no período seco, entre maio e setembro, evitando a neblina que pode ocorrer em julho e agosto e dificultar alguns passeios. A cidade que serve de base para hospedagem e alimentação dos visitantes costuma ficar cheia aos fins de semana e quase deserta durante os dias úteis.
Chapada Diamantina | BA
O principal acesso é pela cidade de Lençóis, que também concentra boas hospedagens e restaurantes. Outras cidades utilizadas como base para conhecer a região são Vale do Capão, Igatu, Andaraí e Mucugê. O aeroporto da local recebe principalmente voos de Belo Horizonte e Salvador, o que facilita a conexão de quem vem das principais capitais. O diferencial para quem visita a região é o clima favorável na maior parte do ano, com poucas chuvas, principalmente entre abril e outubro.
Chapada dos Veadeiros | GO
Já fora do parque, quem quiser percorrer um trajeto de maior dificuldade pode optar pela Cachoeira do Segredo, com cinco horas de caminhada na região de São Jorge. Se a ideia for ousar nos saltos água adentro, a pedida são as Cataratas dos Couros, já mais afastadas da chapada, a 50 quilômetros em direção a Brasília.
Alto Paraíso de Goiás é famosa também pelo misticismo presente na cidade e exaltado por comunidades que se instalaram ali, em busca de formas alternativas de vida – ufanistas, naturalistas, hippies, entre outros grupos, todos muito receptivos, de forma geral.
Aqui pode haver pode haver névoa e fumaça de setembro a outubro, enquanto dezembro e janeiro são os períodos mais chuvosos. De abril ao começo de outubro, na estação seca, o clima é melhor para se acessar as trilhas.
Fotos: Thinkstock
---------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando que além destas, ainda temos a Chapada das Mesas e a Chapada do Araripe...
Chapada das Mesas | MA
![]() |
Foto: Otávio Nogueira/Flickr |
Dividida por quatro cidades no centro-sul do Maranhão, a Chapada das Mesas combina a
tranquilidade do contato com a natureza e com a adrenalina dos esportes radicais: lá é possível praticar rapel, rafting, caminhada por trilhas no meio da mata, e nadar em cachoeiras incríveis, como a Santa Bárbara e a São Romão.
Chapada do Araripe | CE
![]() |
Foto: Renê Fernandes/Wikicommons |
Agora compartilhe com a gente, qual Chapada você já conhece? Conta para a gente nos comentários.
0 comentários