Blog Meu Mapa Dia do Rock

Hoje é dia do Rock bebê! Comemore com músicas sobre 12 destinos

15:00:00Unknown


O rock ‘n’ roll já é um sessentão e mostra estar em plena forma nos dias de hoje. Desde que nasceu do blues dos subúrbios norte-americanos, o gênero tem evoluído ano após ano. De Beatles, Rolling Stones, Mutantes, músicos de todo mundos se aventuram em novas tentativas de se renovar musicalmente.
O Dia Internacional do Rock só se concretizou em 1985, quando dezenas de artistas – como Queen, Bob Dylan, The Who e Led Zeppelin – se reuniram em shows simultaneamente nos Estados Unidos e na Inglaterra para angariar fundos aos africanos no que ficou conhecido como Live Aid.
Seja em pequenas casas de shows ou em festivais em arenas, o rock movimenta uma legião de fãs. E cantar sobre lugares é o forte de muitas bandas. O Portal PANROTAS reuniu algumas das melhores músicas sobre os melhores destinos do mundo para celebrar o dia. Para ouvi-las, basta clicar nos links abaixo e deixar o volume bem alto!

DETROIT ROCK CITY
Alice Cooper, MC5, Death, Iggy Pop and The Stooges… Esses e muitos outros saíram de lá. Não é à toa que o KISS eternizou o destino como a cidade do rock na faixa de abertura do clássico Destroyer (1976). E como diz a letra, você tem que perder a cabeça em Detroit.

FIRE IN CAIRO
Em seu álbum de estreia, o The Cure sente o calor da capital do Egito no melhor estilo melancólico do post-punk inglês. “Fogo no Cairo, então o calor desaparece, e a miragem desaparece... Desaparece”.

GOING TO BRAZIL
As idas e vindas do Motörhead em turnês pelo Brasil eram tantas que a banda homenageou o País com uma música em 1992. Um dos hinos do grupo, Going to Brazil relembra os voos a bordo de um Boeing 747, as bebidas e as nuvens do céu do Rio de Janeiro. A banda lançou, duas décadas depois, uma outra faixa chamada Going to Mexico.

GOING TO CALIFORNIA
Você algum dia quis ir para Califórnia, talvez em um estilo de música do Red Hot Chili Peppers ou como em Hotel California. Robert Plant dá voz a um homem que parte para o destino em busca de um novo amor após uma desilusão com sua ex-amada. Essa música é um dos “lados B” do álbum Led Zeppelin IV (1971), que tem clássicos definitivos como Rock and Roll, Black Dog e Stairway to Heaven.

ILLINOIS
Uma, duas, três músicas... Que tal um álbum sobre um destino só? Em 2005, Sufjan Stevens lançou o conceitual e acalmado Illinois, que traz músicas 22 músicas sobre seus lugares - como Chicago e Jacksonville -, acontecimentos e sua história. Dois anos antes, ele lançou Michigan, o que seria o início de um projeto de lançar 50 trabalhos sobre cada Estado norte-americano. Mas era apenas uma jogada de marketing, claro.

NYC
Quantas foram as canções feitas sobre a Big Apple? Os nova-iorquinos do Interpol prestaram tributo à cidade em seu álbum de estreia, lançado em 2002. Todo o caos de Nova York e a tristeza de quem a canta se resumem em um trecho: “eu sei que você me apoiou por muito tempo, de alguma forma eu não estou impressionado, mas Nova York se importa.” Mesmo com o coração partido, quem não gostaria de ir para lá por algumas semanas?!

LONDON CALLING
O reinado de Elizabeth e o Tchatcherismo de Margaret são um prato cheio para os anarquistas do punk. O The Clash deixou seu legado na música com London Calling, faixa do álbum de mesmo título de 1979. A canção fala de uma cidade em estado caótico, à beira da explosão. Mesmo com o atual cenário de Brexit e União Europeia, a “chamada de Londres” que você pode ter para visitar o local ainda é convidativa, não?!

PARIS BY AIR
Ah, Paris. Paris de Edith Piaf e Maurice Chevalier. Quem diria que o rock poderia fazer parte da romântica cidade luz? Os ingleses do Tygers of Pan Tang, uns dos pioneiros da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), tinham vontade de conhecer o destino, mas faltava dinheiro para tal. Portanto, restou cantar sobre a bela noite parisiense observada de cima, possivelmente de um avião que nunca decolou.

ROME
Um raro caso no qual uma banda tem o nome de uma cidade e canta sobre uma cidade. Os franceses – que mistura – do Phoenix cantaram sobre Roma tendo o fim de um romance como pano de fundo. Até o coliseu entrou na letra. Mas Roma pode ser muito bem uma cidade para se apaixonar. Concorda?

SWEET HOME ALABAMA
“Alabama, doce lar, onde o céu é tão azul [...] Deus, eu estou voltando para casa”. Em 1974, o Lynyrd Skynyrd deixou seu testamento de amor ao Estado do Alabama, no sul dos Estados Unidos. Eles compuseram a única entre dez músicas do rock que não relacionam algo à amada. E, bem, pela foto dá para entender por que o septeto estava tão encantado pelo destino.

TASTE OF INDIA
Com instrumentos da música indiana mesclado com as guitarras, o Aerosmith homenageou o lado místico do país asiático em 1997, no álbum Nine Lives. Como em nove entre dez canções de rock, essa se refere a uma mulher em particular. A banda se apresentou na Índia em 2007 e tocou a faixa pela primeira vez em uma década com exclusividade para os seus fãs.

TRANSYLVANIA
Uma música sem qualquer letra pode transmitir algo? O Iron Maiden veio ao mundo já como um dos líderes do heavy metal britânico. Ainda sem Bruce Dickinson nos vocais, o grupo – que contava com os vocais de Paul Di’Anno – lançou uma faixa instrumental sobre a “casa” de Drácula, na Romênia, em seu álbum de estreia, o homônimo de 1980.

Você também pode gostar...

0 comentários

Popular Posts

Redes Sociais

Formulário de contato