América do Sul Blogs de Turismo

Chile!

21:24:00Unknown

Oi pessoal, quanto tempo né? 
Bom, hoje vou contar um pouco da minha viagem ao Chile à vocês.
Este post teve colaboração da Amanda, criadora do blog De Tudo Um Pouco.
Logo na chegada à Santiago, ainda no avião, é possível ter uma das mais belas paisagens existentes, a da Cordilheira dos Andes! Um visual de perder o fôlego que faz valer a pena a viagem.
Não sei se eu era a única pessoa que pensava assim, mas eu imaginava a cordilheira como algo estreito, que beirava uma grande extensão mas nada muito largo. Me enganei, é algo enorme e extenso.

Aliás, é a mais extensa cordilheira continental do globo terrestre. A cordilheira trata-se de um conjunto de montanhas que margeiam quase toda a costa ocidental da América do Sul. Ela cobre mais de 7000Km, sendo que a largura varia de 200 a 700Km, além de alcançar uma altitude média de 4000m.


A cordilheira ocupa o território de sete países: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e o Chile. Seu ponto mais alto é o pico do Aconcágua, situado em território argentino, que atinge 6962m de altitude.
No aeroporto, a parte engraçada é quando chegamos no desembarque , algumas dezenas de taxistas estão ali a sua espera e vão até você oferecendo o serviço de taxi.
Pois bem, é chegada a hora de sair pela cidade a caminho do hotel. Vias largas, rápidas e até mesmo uma "marginal" subterrânea, o que ajuda muito na locomoção pela cidade, a menos que você não seja local, pois nesse caso você irá se perder!
Ao lado do hotel havia o Costanera Mall. Um gigantesco shopping que você com certeza irá se perder e não irá se recordar onde era loja X ou Y, sendo assim, reserve um bom tempo para ele.
No Chile, os artigos que realmente valem a pena comprar são os eletrônicos, que os valores chegam a competir com os americanos, roupas de frio e botas No mais, os preços são quase os mesmos do Brasil. E claro, no Chile sai muito mais barato comprar vinhos! A diferença de alguns pode chegar em até R$ 50,00.
No 2º dia foi a vez de subir o Valle Nevado.



É preciso espírito de aventura e muita disposição para subir o morro e chegar até o Valle Nevado. Da base até a chegada a pista, são aproximadamente 60 grandes curvas (destas com 180º) e outras tantas dezenas de curvas mais suaves. O Valle fica localizado a 46 KM da cidade de Santiago e é com certeza uma das vistas mais belas que eu pude ter da janela do quarto em que fiquei hospedada.
Criado em 1988 por empresários franceses, seguindo o padrão dos melhores resorts de inverno existentes na Europa, é atualmente o maior centro de prática de esportes relacionados à neve do Hemisfério Sul. Possui aproximadamente 800 hectares de área para esqui, composta por 102 trilhas, dessas 14% são para principiantes, 30% para intermediários, 42% para avançados e 14% para experts.
Em dias de nevasca, em que a pista fica coberta de neve, é necessário que se coloque algumas correntes em torno dos pneus, para que assim o carro não derrape. No dia em que subi, não foi preciso encaixar as correntes, mas por lei, todos os carros que sobem para o Valle precisam ter estas correntes.
Para quem não mora por lá, é possível alugar as correntes no caminho, deixando como garantia alguma identificação. Após isto, se segue mais alguns metros até passar pela polícia, que se achar importante, irá lhe pedir para que coloque as correntes nos pneus. Passando pela policia, começa a grande subida, rumo aos 3.000 metros de altitude.
Pelo caminho, é possível encontrar muitos carros estacionados, com dezenas e mais dezenas de pessoas brincando na neve, e até mesmo no acostamento fazendo churrasco. Pois é, churrasco! Como ouvi no carro, eles tem pela montanha, pela neve, a mesma paixão que a maioria dos brasileiros tem pelas praias. Levamos aproximadamente 2 horas para subir até o local onde estão abrigados os hotéis, restaurantes e a Escola de Ski.
Almoçamos no restaurante "Don Giovanni", que serve uma deliciosa cozinha italiana gourmet! Uma comida gostosa, uma vista linda e em meio ao almoço, eis que olhamos para a janela e estava nevando. De dentro, meio de longe (e num lugar quentinho), uma cena realmente bonita, mas chegou a hora de sairmos do restaurante e aí quase congelei! rs. É uma sensação totalmente diferente, principalmente para quem nunca tinha nem pisado na neve ainda. rs. Mas ainda assim, a neve encanta!
A segunda noite foi dedicada ao Hard Rock Café... Que decepção! Já tínhamos visto que a qualidade do serviço é ruim, mas além de tudo , a comida era bem ruim, o lugar barulhento demais, ok, todos são um pouco, mas pelo menos é possível conversar com as pessoas da sua mesa.
Ps: não vejo a hora de ir no próximo para apagar a má impressão deste, rs.
No domingo, último dia de viagem estava programado irmos até o Mercado de Santiago após o almoço, mas devido a demora extrema no atendimento do restaurante, fomos obrigados a abreviar o dia e retornar ao Hotel.
Num rápido resumo da viagem, a primeiro momento, tive vontade de logo retornar à cidade e conhecer mais com calma, mas devido aos pontos negativos que foram acontecendo, esta vontade foi perdida e é um local que pelo menos nos próximos anos eu não retornaria.


Cidade linda, serviços ruins
Quem vai ao Chile e espera encontrar serviços rápidos e de qualidade, se decepciona um bocado.
Principalmente nos restaurantes, o atendimento é extremamente lento, pode se levar até meia hora somente para ser atendido. Depois, para começar a comer pode levar mais meia hora, quarenta minutos. Os garçons se esforçam, são até simpáticos (em alguns casos), mas parece que a lentidão faz parte deles, é algo natural. Então, já fique preparado para ter um longo tempo de bate papo durante as refeições.
No shopping a mesma coisa acontece com os (as) vendedores (as), nada parecido com o Brasil, onde mal entramos na loja e já tem um grudado em você oferecendo ajuda. Lá se você entra meio sem jeito na loja, com vergonha de pedir algo, pode esquecer, tenha a certeza que na maioria das vezes você entrará e sairá da loja sem o que deseja. Então, o melhor é a fazer é ir até a pessoa responsável na loja e pedir ajuda sim.


Resumindo...


Prós:
Comida
> mais precisamente os frutos do mar. Imperdível

Paisagem
> parece cenário de filme

Limpeza da cidade
> Santiago é realmente limpa e organizada

Contras:
Serviços
> Lentos e de má qualidade. É preciso muita paciência

Taxi
> Carros bem velhos, pelo menos internamente.

Buena Ventura Premium Outlet
> Uma verdadeira roubada! Nada bonito e nem barato.

Você também pode gostar...

0 comentários

Popular Posts

Redes Sociais

Formulário de contato