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Turismologia - Os vários tipos de turismo (Parte I)

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Já falamos por aqui o que faz o Profissional do Turismo e também já explicamos O que é um Turismólogo.
Hoje voltaremos a falar sobre turismo. Desta vez tentaremos explicar um pouco sobre cada segmento existente neste universo tão amplo.
Mas primeiro, o que é mesmo segmentação turística? 

Para o Ministério do Turismo, a segmentação é entendida como uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. Os segmentos turísticos podem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade da oferta e também das características e variáveis da demanda.
Lembrando que a segmentação do turismo é diferente da segmentação da demanda turística.
Sabendo disso, vamos então aos 12 principais segmentos de turismo trabalhados pelo programa de estruturação pelo Ministério do Turismo.

Turismo Social
“Turismo Social é a forma de conduzir e praticar a atividade turística promovendo a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão”. (Marcos Conceituais – MTur)
Com essa visão, o MTur orienta para o desenvolvimento do turismo independentemente da estratificação social: por um lado, enfoca aqueles que, pelos mais variados motivos (renda, preconceito, alienação etc.), não fazem parte da movimentação turística nacional ou consomem produtos e serviços inadequados; por outro, atenta para os que não têm oportunidade de participar, direta ou indiretamente, dos benefícios da atividade com vistas à distribuição mais justa da renda e à geração de riqueza. Sob tal argumentação, lança-se um novo olhar sobre a questão, na qual o Turismo Social não é visto apenas como um segmento da atividade turística, mas como uma forma de praticá-la com o objetivo de obter benefícios sociais.

Ecoturismo
“Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. (Marcos Conceituais – MTur)
Este segmento é caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que possam proporcionar a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre. Ou seja, assenta-se sobre o tripé: interpretação, conservação e sustentabilidade. Assim, o ecoturismo pode ser entendido como as atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, comprometidas com a conservação e a educação ambiental.
Deste modo, o Ecoturismo está diretamente relacionado com o conceito de turismo sustentável, que relaciona as necessidades dos turistas e das regiões receptoras, protegendo e fortalecendo oportunidades para o futuro. Contempla a gestão dos recursos econômicos e sociais e necessidades estéticas, mantendo a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas de suporte à vida.

Turismo Cultural
“Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura”. (Marcos Conceituais – MTur)
“Consideram-se patrimônio histórico e cultural os bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades. São bens culturais de valor histórico, artístico, científico, simbólico, passíveis de se tornarem atrações turísticas: arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas, museus e outros espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais, manifestações como música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas e celebrações. Os eventos culturais englobam as manifestações temporárias, enquadradas ou não na definição de patrimônio, incluindo-se nessa categoria os eventos gastronômicos, religiosos, musicais, de dança, de teatro, de cinema, exposições de arte, de artesanato e outros”.
Além disso, outros recortes como turismo cívico, religioso, místico/esotérico e étnico também são considerados segmentos específicos do Turismo Cultural, o que gera amplas oportunidades para desenvolver roteiros adaptados a diversos gostos e necessidades, tanto do turista nacional quanto do estrangeiro.
Os principais atrativos do Turismo Cultural são:
- sítios históricos – centros históricos, quilombos
- edificações especiais – arquitetura, ruínas
- obras de arte
- espaços e instituições culturais – museus, casas de cultura
- festas, festivais e celebrações locais
- gastronomia típica
- artesanato e produtos típicos
- música, dança, teatro, cinema
- feiras e mercados tradicionais
- saberes e fazeres – causos, trabalhos manuais
- realizações artísticas – exposições, ateliês
- eventos programados – feiras e outras realizações artísticas, culturais, gastronômicas
- outros que se enquadrem na temática cultural

Turismo de Estudos e Intercâmbio
“Turismo de Estudos e Intercâmbio constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional”. (Marcos Conceituais – MTur).
Dentre as principais modalidades, podemos destacar:
- intercâmbio estudantil – ensino regular de nível fundamental e médio
- intercâmbio universitário – graduação e pós-graduação
- intercâmbio esportivo
- cursos de idioma português
- cursos técnicos e profissionalizantes
- estágios profissionais
- visitas técnicas e pesquisas científicas

Turismo de Esportes
“Turismo de Esportes compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas”. (Marcos Conceituais – MTur)
O desenvolvimento do Turismo de Esportes traz algumas oportunidades que merecem destaque, como:
- Estímulo a outros segmentos e produtos turísticos
- Incentivo a eventos e calendários esportivos
- Indução à implantação de estruturas esportivas também para o uso da comunidade receptora, como “legados”;
- Indução de melhorias na infraestrutura urbana;
- Diminuição dos efeitos da sazonalidade em algumas localidades turísticas;
- Estímulo à comercialização de produtos e serviços agregados;
- Estímulo ao sentimento de pertencimento e fortalecimento da autoestima;
- Valorização do ser humano e da prática do esporte;
- Promoção da confraternização;
- Tem a capacidade de transformar as competições esportivas em fatores de sociabilidade.

Turismo de Pesca
“Turismo de Pesca compreende as atividades turísticas decorrentes da prática da pesca amadora, ou seja, atividade praticada com a finalidade de lazer, turismo ou desporto, sem finalidade comercial”.   (Marcos Conceituais – MTur)
O Brasil dispõe de recursos com potencial para atrair pescadores do mundo todo, representados pela diversidade de seus peixes, suas vastas bacias hidrográficas e seus oito mil quilômetros de costa, aproximadamente.
Essa potencialidade resulta em uma gama de oportunidades para a pesca amadora, com finalidade de lazer, turismo ou desporto, sem fins comerciais, mas, para aproveitá-la, é preciso conhecer as minúcias do segmento.

Turismo Náutico
O amplo litoral brasileiro, com mais de 7.000 quilômetros, permite um aproveitamento ao longo de todo o ano, principalmente um função das temperaturas amenas na maior parte do tempo. Recortado em baías, lagoas e praias belíssimas, guarda um potencial que precisa ser aproveitado com o máximo de profissionalismo. Definido como:
“Turismo Náutico caracteriza-se pela utilização de embarcações náuticas como finalidade da movimentação turística”. (Marcos Conceituais – MTur)
Pode ocorrer em lagoas, rios, represas, lagos ou no mar e envolve também as atividades de cruzeiros (marítimos ou fluviais), passeios, excursões e outras viagens realizadas em embarcações náuticas com finalidade turística.

Turismo de Aventura
“Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não-competitivo”. (Marcos Conceituais – Mtur)
São as atividades recreativas que envolvem desafio e riscos avaliados e que proporcionam sensações diversas e novidade.
Destacam-se atividades como:
- arvorismo, ciclismo, atividades equestres, atividades em cavernas, percursos fora de estrada
- bungee jump, cachoeirismo, canionismo, caminhadas, escaladas, montanhismo, rapel, tirolesa
- boia-cross, canoagem, mergulho, rafting
- asa delta, balonismo, parapente, paraquedas, ultraleve

Turismo de Sol e Praia
“Turismo de Sol e Praia constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor”. (Marcos Conceituais – MTur)
Nesse conjunto amplo e complexo de ambientes aparecem as praias naturais – marítimas,  fluviais e lacustres  – e as artificiais, requerendo a compreensão das  características  e representatividade de cada uma delas para o segmento de Sol e Praia.
Este segmento é responsável pela atração dos maiores fluxos de visitantes e tem o seu sucesso associado ao fato de ser a modalidade de turismo mais intensiva e, portanto mais adequada à captação de divisas internacionais.
De modo geral, o movimento turístico de Sol e Praia é muitas vezes sazonal e massivo, tanto no litoral como nas águas/corpos d´água interiores, o que explica as usuais deficiências de infraestrutura urbana  e de serviços, contribuindo, em muitos  casos, para  a perda  de qualidade  ambiental  e para o desgaste da imagem de destinos turísticos.

Turismo de Negócios e Eventos
“Turismo de Negócios & Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social”. (Marcos Conceituais – MTur)
Segundo o volume editado pelo Ministério do Turismo, o turista de negócios e eventos, doméstico e internacional, apresenta algumas características comuns:
- escolaridade superior
- poder aquisitivo elevado
- exige praticidade, comodidades, atendimento e equipamentos de qualidade
- representa organizações e empresas
- realiza gastos elevados em comparação a outros segmentos
- permanência média de quatro dias (doméstico) e de oito dias (internacional)

Turismo Rural
“Conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. (Marcos Conceituais – MTur)
O meio rural pode ser bem aproveitado para o turismo. Não só as propriedades, como também os atrativos e produtos existentes no campo podem ser uma opção para os turistas e uma oportunidade para os nele vivem:
-bebidas e alimentos in natura – cereais, peixes, frutas, legumes, verduras orgânicas - ou processados – vinho, doce, mel, aguardente, pão, embutidos;
- artesanato e outros produtos associados ao turismo;
- criação de animais;
- atividades equestres e de pesca;
- atividades de ecoturismo, esportes de aventura, caminhadas;
- atividades pedagógicas no ambiente rural;
- manifestações folclóricas, música, dança, tradições religiosas;
- gastronomia, saberes e fazeres locais;
- atividades recreativas no meio rural;
- visitação a fazendas, casas de cultura e ao patrimônio.

Turismo de Saúde
“Turismo de Saúde constitui-se das atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos”. (Marcos Conceituais – Mtur)
Os termos turismo hidrotermal, turismo hidromineral, turismo hidroterápico, turismo termal, termalismo, turismo de bem-estar, turismo de águas e vários outros podem ser compreendidos como Turismo de Saúde.


Na próxima semana voltamos a falar sobre mais segmentos importantes para o turismo.

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