Beleza Blogs de Turismo

Mapeando a Irlanda - Informações Importantes

22:14:00Unknown

Preparados para mais uma viagem?
Hoje daremos continuidade a nossa série "Mapeando", apresentando a vocês um pouco mais sobre a Irlanda.
A História, as documentações necessárias para se visitar o país, lugares turísticos, nem sempre tão aproveitados quanto os tradicionais e outras diversas informações importantes.


História
A história da Irlanda remonta ao século IV a.C., quando tribos celtas de origem gaulesa se estabelecem na ilha e fundam uma civilização gaélica. O cristianismo é introduzido por St. Patrick no século V. No período até 800 d.C. em que a Irlanda não sofreu as invasões bárbaras que ocorreram no resto da Europa, a arte irlandesa floresceu e monges irlandeses estabeleceram-se em algumas partes da Europa. Devastada pelos vikings nos séculos IX e X, a Irlanda divide-se em vários principados rivais, o que facilita a ocupação anglo-normanda em 1166 ainda antes de se concretizar o desejo irlandês de ter um rei único. Assim, grande parte do território ficou sob domínio do Rei de Inglaterra durante os 400 anos seguintes.
O rei Henrique VIII consolida o domínio inglês sobre a ilha em 1542 e introduz o protestantismo. No reinado de Elizabeth I, os católicos começam a ser excluídos da vida pública. Nos séculos XVI e XVII, os irlandeses são despojados de suas terras, que se tornam propriedade de colonos ingleses. Ainda no século XVII, imigrantes protestantes, vindos principalmente da Escócia, colonizam grande parte do norte do país, o chamado Ulster que só em 1603 tinha sido tomado pela Coroa Inglesa. No século XVIII houve um grande desenvolvimento das indústrias do linho, lã, carne e manteiga. Em 1801, a Irlanda é integrada no Reino Unido pelo "Act of Union" e o seu parlamento é submisso a Westminster e exclui católicos. Em meados do século XIX, a nação é assolada por uma grande onda de fome, que mata mais de 1 milhão de pessoas e leva 2 milhões a imigrar, a maioria para os Estados Unidos. No período posterior à Grande Fome, a política é dominada pelos sucessivos esforços de dotar a Irlanda de um governo autónomo e de distribuir as terras pela população através de leis que incentivam a compra de terra aos grandes senhores.
A questão do governo autónomo, ou "Home Rule", já tinha sido endossada por Daniel O'Connell e Isaac Butt nos anos 1840 e 1870 e em 1886 o Partido Liberal inglês deu alguma abertura a um governo regional limitado na Irlanda. Entretanto, os Unionistas protestantes do Ulster galvanizaram-se contra a ideia de "Home Rule" em aliança com a Inglaterra, sobretudo pelo receio que essa iniciativa provocasse a queda do Império Britânico. A atmosfera tornou-se aos poucos militarizada e os grupos armados surgiram no início do século XX e apenas a Primeira Guerra Mundial refreou os ânimos temporariamente. No entanto, a Guerra mudou tudo e com a criação do movimento político independentista Sinn Féin, ocorre em 1916 o Levante da Páscoa, violentamente sufocado pelos britânicos.
Em 1918 o Sinn Féin (Ourselves) ganhou as eleições parlamentares na Irlanda e recusou tomar os seus lugares em Westminster, tendo criado o primeiro parlamento em Dublin em 1919. Éamon de Valera preside ao Parlamento e funda o Exército Republicano Irlandês (IRA), que desencadeia uma insurreição pela independência. Em 1922 constitui-se o Estado Livre da Irlanda no Tratado Anglo-irlandês, aglutinando os condados do sul, de maioria católica. O norte da ilha, o Ulster, maioritariamente protestante, permanece ligado ao Reino Unido. Como consequência inicia-se uma breve Guerra Civil entre os partidários do Tratado que tinha sido negociado por Michael Collins e os republicanos partidários da independência total imediata liderados por De Valera. Michael Collins foi assassinado e a guerra civil terminou. De Valera e o partido republicano Fianna Fail governaram a Irlanda entre as décadas de 30 e 70. Entretanto o governo autônomo irlandês aos poucos ia cortando os laços constitucionais com a Grã-Bretanha e em 1937 foi introduzida uma nova constituição que permitiu à Irlanda ficar neutra durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1949 é proclamada a República da Irlanda. O país é admitido nas Nações Unidas em 1955 e ingressa na Comunidade Econômica Europeia (atual União Europeia) em 1973. Desde então a Irlanda tem sido um caso de sucesso nas profundas reformas econômicas, sociais e culturais.


Documentação Para Viajar a Irlanda

É recomendando seriamente que o cidadão brasileiro ao viajar para a Irlanda apresente, no mínimo, os seguintes documentos originais para as autoridades de imigração:
- Passagem de volta;
-Confirmação da reserva do hotel ou carta-convite de amigos;
- Comprovação de fundos suficientes para se manter no país durante a estadia no país (favor notar que o cartão de crédito somente não é suficiente, uma vez que não há nenhuma prova de que os recursos estão disponíveis. Apresente também extratos que comprovem que o limite e os recursos disponíveis;
- Passaporte válido por 6 meses a partir da data pretendida de saída do país.
- Comprovação de obrigação para regressar ao país de residência.

Vacinas

A Irlanda não exige vacinação.


Vistos
Podemos começar com a boa notícia: para pousar na Irlanda, o cidadão brasileiro não necessita aplicar para nenhum visto prévio, é chegar no país tendo nas mãos: passagem de volta, passaporte válido por no mínimo seis meses, seguro viagem, comprovação de dinheiro para se manter durante a viagem, além de reserva em hotel ou carta convite do local onde ficará durante a visita.  Estes são os requerimentos  básicos para todas as opções de vistos aplicáveis para brasileiros, o que determinará o tipo de visto, ou mesmo o tempo de permanência no país é o proposito da viagem: se a turismo, estudos ou trabalho. E é deles que vamos falar por aqui!

  • TURISTA - Até 90 dias
    Como turista você tem permissão de permanecer no país o prazo máximo de 90 dias. Sendo que, durante este período você não possui o direito de trabalho. Caso possua todos os requerimentos básicos citados no primeiro parágrafo, você terá o seu passaporte carimbado com o visto de 90 dias. Em situações onde, o visitante não possui todos os requerimentos, pode acontecer de ter limitação no tempo de permanência no país. Como aconteceu com um de nossos leitores, que desembarcou na Irlanda sem reserva em hotel ou mesmo passagem de volta. Quando questionado sobre o tempo que pretendia ficar na Irlanda, ele disse “cinco dias” e o visto foi carimbado exatamente para cinco dias. Vale ressaltar ainda que não é possível renovação do visto de turista, e uma vez vencido o prazo, caso o cidadão pretenda ficar mais tempo, precisará  sair do país e entrar novamente, conseguindo assim outro visto e tendo que comprovar tudo novamente.
  • ESTUDANTE (Stamp 2) - O mais procura pelos E-Dubliners!
  • O visto de estudante, o famoso Stamp 2 é direcionado para aqueles que pretendem passar mais de seis meses no país tendo como propósito estudos. Diferentemente do visto de turismo, neste caso, o estudante poderá trabalhar 20h durante o período de estudos e 40h durante  às férias. Para se enquadrar nesta categoria de visto e necessário se matricular em um curso com duração mínima de 25 semanas. Neste caso, além dos requerimentos básicos e preciso apresentar a carta de matrícula da escola onde irá estudar. Inicialmente o oficial de dará um visto temporário de um mês para que você tenha tempo para providenciar os demais itens necessários ao candidato a estudante no país, comprovando-se assim que você é um estudante genuíno  Esses documentos incluem:
  • - Carta da escola, com curso de carga mínima semanal de 15h/aula por semana
  • - Ter seguro governamental ou médico privado de uma empresa estabelecida na Irlanda
  • - 3000 euros comprovados em extrato de uma conta em banco irlandês
  • - Comprovação de endereço
  • - PPS 
  • - O valor de 300 euros pelo registro GNIB (que pode ser pago com cartão de crédito/débito ou por boleto bancário)
  • Uma vez que você tenha organizado todos esses documentos 
  • é hora de ir à imigração e solicitar o visto definitivo de um ano, pegar seu cartão de registro, o GNIB e ser feliz!

    E
    STUDANTE (Stamp 2) - Até seis meses
    O visto de estudante Stamp 2A, nada mais é que uma versão intermediária entre o visto de turista e o de estudante, sendo que neste caso a permanência varia entre três a seis meses. Neste caso, além dos requerimentos básicos é necessário apresentar a carta de matrícula da escola, além da comprovação de 500 euros mensais, para cada mês de permanência no país. Com ele, o estudante não terá permissão de trabalho. Não será necessário, por exemplo, abertura de conta de conta bancária.

  • WORK PERMIT (Stamp 4)O famoso e desejado visto de trabalho. Neste caso, o cidadão que desembarca por aqui precisará de uma proposta de trabalho de uma empresa estabelecida na Irlanda para aplicar para este visto. A boa notícia é que recentemente, o governo irlandês anunciou que está  precisando de mão de outra estrangeira para alguns setores e agilizar e  facilitará o processo  para o visto de trabalho. Para adquiri-lo, além dos requisitos citados no início do texto e necessário respeitar as exigências listadas aqui. A melhor parte para quem consegue o visto de trabalho é que, após cinco anos com a Spamp 4 você poderá solicitar naturalização no país. 
  • Bom, basicamente esse é o beabá para quem pretende desembarcar em solo verde. Para qualquer uma das opções é sempre importante se preparar com todos os requerimentos solicitados pelo departamento de imigração para evitar problemas como deportação ou ter o período de visto reduzido! 
  • Os valores citados nesta matéria foram atualizados em abril/2013 e podem sofrer alterações a qualquer momento.

  • Temperatura
  • A Irlanda tem um clima muito regular com temperaturas que não variam muito ao longo do país. O clima está influenciado pela corrente do Golfo, e os ventos predominantes são os de sudeste.
    No Inverno é um país frio, mas nao é insuportável. Os meses mais frios sao Janeiro e Fevereiro, com temperaturas que rondam os 4 e os 7 graus centígrados. Julho e Agosto sao os meses mais quentes, com temperaturas que estao entre os 14 e os 16 graus, assim como Junho e Maio sao normalmente solarengos. Irlanda, com bom tempo, é um paraíso.
    Chove bastante aqui, as precipitaçoes médias de cada ano na Irlanda estao entre os 800 e os 1200 litros por metro quadrado nas áreas mais baixas e planas, sendo que nas montanhas este valor pode superar os 2000 litros. Em algumas parte de Este, as chuvas podem rondar os 750 litros e os 1500 litros em algumas partes do Oeste. As chuvas da Irlanda sao responsáveis pela cor verde das planícies e paisagens desta terra.
  • Você também pode gostar...

    0 comentários

    Popular Posts

    Redes Sociais

    Formulário de contato