Avenida Paulista Blogs de Turismo

Avenida Paulista

21:10:00Unknown

Acho que não tem lugar em São Paulo que eu me sinta mais em casa do que na Avenida Paulista. É só botar meus pés ali que já me sinto em casa. 
Palco de grandes e pequenas manifestações, mas também lugar escolhido para grandes comemorações paulistanas, como a noite de ano novo.
Centro econômico, de entretenimento e cultural, é símbolo da cidade de São Paulo. Além de ser um eixo viário importante da cidade, ligando a várias avenidas, como a Dr. Arnaldo, Rebouças, 9 de Julho, Brigadeiro Luís Antônio, 23 de Maio, Rua da Consolação e a Avenida Angélica.


MASP
Ali você encontra tudo o que você precisa: Restaurantes, Lojas, Museus, Parque, Empresas de todos os setores, Consulados, tudo o que você imaginar, tem na Avenida mais famosa da cidade.

Um Pouco da História

A avenida foi criada no final do século XIX a partir do desejo de paulistas em expandir na cidade novas áreas residenciais que não estivessem localizadas imediatamente próxima às mais movimentadas centralidades do período, por essa época altamente valorizadas e totalmente ocupadas, tais como a Praça da República, o bairro de Higienópolis e os Campos Elísios. A avenida Paulista foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima e do Dr. Clementino de Souza e Castro (na época Presidente do conselho de intendências da cidade de São Paulo, atual cargo de Prefeito) , para abrigar paulistas que desejavam adquirir seu espaço na cidade.Seu nome seria avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas Lima declarou:
"Será Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas."


Ficheiro:Avenida Paulista 1891.jpg
Inauguração da Avenida Paulista em 1981. Aquarela de Jules Martim

A avenida Paulista foi a primeira via pública asfaltada de São Paulo, em 1909, com material importado da Alemanha, uma novidade até na Europa e nos Estados Unidos.
No fim do anos 20, seu nome foi alterado para avenida Carlos de Campos, homenageando o ex-presidente do estado, mas a reação da sociedade fez com que a avenida voltasse a ter o nome com o qual foi criada e é conhecida até os dias de hoje.


Ficheiro:Avenida Paulista 1928.jpg
A Avenida em 1928
Esse perfil estritamente residencial da avenida permaneceu até meados da década de 1950, quando o desenvolvimento econômico da cidade levava os novos empreendimentos comerciais e de serviços para regiões afastadas do seu centro histórico.
Durante as décadas de 60 e 70, porém, e seguindo as diretrizes das novas legislações de uso e ocupação do solo, e a valorização dos imóveis incentivada pela especulação imobiliária, começaram a surgir naquele local os seus agora característicos "espigões" - edifícios de escritórios com 30 andares em média.


Ficheiro:Avenida Paulista 1970.jpg
Avenida Paulista , cerca de 1970. Antes do alargamento que derrubou árvores e consumiu calçadas


Durante esse período, a avenida passou por uma profunda reforma paisagística. Os leitos destinados aos veículos foram alargados e criaram-se os atuais calçadões, caracterizados por um desenho branco e preto formado por mosaico português. O projeto de redesenho da avenida ficou a cargo do escritório da arquiteta-paisagista Rosa Grena Kliass, enquanto o projeto do novo mobiliário urbano da avenida foi assinado pelo escritório Ludovico & Martino.

Avenida Paulista hoje

Você também pode gostar...

0 comentários

Popular Posts

Redes Sociais

Formulário de contato