Blogs de Turismo Blogs de Viagem

Mapeando Cuba - O Que Fazer?

22:22:00Unknown

Você sabe o que fazer ao chegar em Cuba? Sabe onde ir e a história do lugar que está visitando?
Cuba tem lindas praias, mas também tem uma cultura riquíssima, merecedora do conhecimento de todos.



O que fazer em Cuba
Cuba, a pérola das Antilhas, fica mesmo na encruzilhada das Caraíbas. Aconchegada pela proximidade das Bahamas, do Haiti, da Jamaica e das Ilhas Caimão e Florida Keys, é a maior de todas as ilhas caribenhas A terra está repleta de flora e fauna subtropical, e é temperada pelo comércio e pelos ventos marítimos. Cuba convida a explorar, experimentar e descontrair. Além dos ritmos da ilha, dos misteriosos manguezais, as arrebatadoras florestas tropicais, a areia fina, os incomparáveis recifes de corais e o encanto histórico, o que torna Cuba inesquecível é o seu povo. Aqui existe um verdadeiro arco-íris de culturas – um país cheio de pessoas cultas, amigáveis e interessantes que, se tiverem a oportunidade, vão dar-lhe as boas-vindas de braços abertos. 

Ligação a Havana
A apenas algumas horas de viagem de Varadero, na costa noroeste, fica a lendária cidade de Havana, a capital nacional. Visite os quiosques da Plaza de Armas, sinta a maresia de uma posição privilegiada na grande avenida à beira-mar, a Malecón, e dance ao ritmo vibrante da noite. A Habana Vieja [Velha Havana] está repleta de alegres maravilhas arquitectónicas do período colonial, barroco e art déco, muitas delas agora a albergar lojas, hotéis e museus. A maresia banha constantemente o azul, dourado e verde das fachadas pintadas, aumentando a marca dos séculos passados. Não admira que seja Património Mundial da UNESCO.


Habana Vieja
Cultura e História
Sem sombra de dúvida, Cuba é rica em tesouros históricos e culturais, com oito locais classificados pela UNESCO que nos levam numa viagem pelo tempo. Aqui, pode explorar os castelos, as catedrais e o carácter único das cidades mais antigas do Novo Mundo. Na costa sul de Cuba central, Cienfuegos reflete uma elegância neoclássica com um toque decididamente francês; já Trinidad é a cidade colonial perfeitamente conservada, ornamentada com ruas calcetadas e rejas – janelas com grades, através das quais os transeuntes podem conversar com quem está no interior. Na costa sudeste da ilha, Santiago de Cuba – semelhante a Havana em tamanho e influência cultural – encanta os visitantes com as suas fortes tradições Afro-Caribenhas, o ambiente musical enérgico e o famoso Carnaval de Verão. 


Cienfuegos
Festival Musical
O romance entre a guitarra espanhola e o tambor africano (de acordo com o etnólogo cubano Fernando Ortiz) pode ser ouvido num Casa de la Trova ou Casa Musica em quase todas as vilas ou cidades de Cuba. Aqui, pode encontrar a batida tradicional da conga e do bongo a destacar as claves (dois paus de madeira de cocabola que batem um no outro e mantém o ritmo), as árvores ou a guitarra cubana, e o som único do cencero [badalo] ou da marimbula. Aprecie a alma do país ao ritmo de som cubano, rumba, mambo ou nueva trova. Os clubes noturnos poderão proporcionar-lhe os sons da fusão da salsa cubana (conhecida como timba), do jazz tradicional ou de uma versão cubana do hip-hop chamada reggaetón. Não interessa se acompanha a música com um café coradito, um mojito de rum e menta ou uma cerveja cubana como a Hatuey, o verdadeiro amante de música fica sempre mais do que satisfeito.

Você também pode gostar...

0 comentários

Popular Posts

Redes Sociais

Formulário de contato