Blogs de Turismo Blogs de Viagens

Mapeando Cuba - Informações Importantes

21:48:00Unknown

Para começar a série, nada mais natural do que contar um pouco da história de Cuba. (a revolução Cubana terá um capítulo a parte)



História de Cuba
A história registrada de Cuba remonta a mais de 500 anos. Em 1492, Cristóvão Colombo anunciou a existência do que ele chamou “a terra mais bela que olhos humanos já avistaram”. Ele pisou a costa norte de Cuba, que estava, nessa altura, habitada pelas tribos Guanahatabey, Siboney e Taino. Duas décadas mais tarde, Diego Velázquez liderou a conquista e colonização européia da ilha, com o estabelecimento de colônias espanholas. Em 1526, depois de a maioria dos habitantes originais terem sido mortos, os colonos espanhóis começaram a trazer escravos africanos,e a escravatura permaneceu em vigor até à segunda metade do século XIX. O período do colonialismo espanhol foi também uma altura de ataques piratas; uma invasão de uma frota britânica, que resultou num breve domínio inglês sobre Havana (1762-63); e corrupção vergonhosa. Em resultado da pilhagem espanhola das riquezas de tabaco e açúcar, Cuba entrou no século XIX com um espírito de revolta, expresso por figuras eminentes como o Padre Félix varela, professor e promotor incansável da independência cubana. Carlos Manuel de Céspedes liderou a primeira guerra pela independência cubana – a Guerra dos Dez Anos, que durou de 1868 a 1878. 



Em 1874, foi proclamado Pai do seu País. José Marti (1853-95), venerado por todos como o maior dos cubanos de sempre, renovou a tentativa, inspirando uma nação que “graças à sua vontade irrevogável e necessidade histórica, tem de alcançar a independência”. Foi morto por tropas espanholas após o início dessa guerra. A guerra espalhou-se de este a oeste de Cuba entre 1895 e 1898. Depois, quando os combatentes Mambí Cubanos pela independência quase que fizeram render as tropas espanholas, os Estados Unidos intervieram e reclamaram a vitória para eles próprios. As tropas norte-americanas ocuparam Cuba durante quatro anos, e as autoridades impuseram um controle político e econômico total com a Emenda Platt em 1902. Deste modo, nasceu a república, longe de ser uma independência. o controlo norte-americano durou 57 anos, apesar da crescente oposição no interior do país, o que levou a agitação social e a revoltas. Em 1953, Fidel Castro e um grupo de outros jovens atacaram a Guarnição de Moncada, em Santiago de Cuba. Essa ação heróica iniciou a luta, que levou ao triunfo da Revolução no dia 1 de Janeiro de 1959.

Documentação para viajar para Cuba
Passaporte com validade mínima de 6 meses e visto.

Vistos e Vacinas
Cuba não exige vacinação

  • Vistos de Viagem:  Requisitos de viagem para turistas estrangeiros: um passaporte válido para uma estadia mínima de uma semana após a data de chegada a Cuba, um bilhete de regresso e um vista de turista (disponibilizado pelas companhias aéreas, agências de viagens ou consulados cubanos mediante o pagamento de taxas), para além do seu endereço em Cuba. Não perca este documento – vai precisar dele na partida.
  • Vista de Turista: O vista de turista permite-lhe ficar em Cuba durante dias a partir da data de entrada no país, e é válido para uma entrada em Cuba. Para uma estadia superior a 90 dias, pode requerer um prolongamento por mais 3 meses em qualquer delegação de turismo em Cuba, até uma estadia máxima de 6 meses. As crianças, independentemente da idade, também precisam de um vista de turista, mesmo se estiverem registradas nos passaportes dos pais.
  • Validade do Visto de Turista:  Normalmente 30 dias , 90 para os canadianos. Esta validade pode ser prolongada por mais 30 dias uma vez em Cuba, ou 90 dias para os canadianos.


Moeda e Câmbio
Três moedas circulam em Cuba: o dólar, o peso conversível (cotado cerca a de 1,20 pesos por dólar) - e que é utilizado em lojas especiais para turistas, que vendem em dólar, à taxa de um peso conversível por dólar - e o peso tradicional (26 pesos por dólar) utilizado para o pagamento dos salários e para a compra de mercadorias no mercado interno, tais como aluguéis, luz, telefone, roupas e alimentos. Desde 25 de outubro de 2004 foram proibidas na ilha as transações em dólar, que só podem ser legalmente feitas utilizando-se pesos conversíveis.



Temperatura
Subtropical moderado com duas estações. A estação seca, que vai de novembro a abril, é menos úmida e mais fresca, com médias máximas de 26-29º C e mínimas de 18-20º C. As temperaturas de verão rondam os 32 º C, com muita umidade. A temperatura média da água é de 25º C ao longo da costa. A estação dos furacões é de junho a novembro, ocorrendo a maior parte das tempestades em setembro e outubro.

Você também pode gostar...

0 comentários

Popular Posts

Redes Sociais

Formulário de contato