Blogs de Turismo Blogs de Viagens

Galeria do Rock

16:12:00Unknown

Já que comecei o blog falando de São Paulo, vou aproveitar e falar sobre um dos lugares que eu mais amo por aqui: Galeria do Rock!


O lugar é incrível! Diversidade pra dar e vender e tudo o que você pode me imaginar você vai encontrar por lá: cd's antigos, toy arts, camisetas de todos os tipos, vinis! É, o bom e velho vinil. Aposto que tem muita gente da geração atual que nunca viu um disco.

Não sei se é apenas comigo, mas quando vou até a galeria me sinto a vontade e nem vejo a hora passar. Lá é o verdadeiro paraíso de quem curte rock. Mas não tem apenas lojas de rock por lá, hip hop, body piercings, tatuadores, de tudo um pouco você encontra por lá.

Um Pouco Da História

O edifício foi construído em 1963 e recebeu o nome de Shopping Center Grandes Galerias, abrigando salões de beleza, lojas de serigrafia e assistências técnicas de aparelhos eletro-eletrônicos. Somente no final da década de 70, lojas de disco começaram a se instalar no local. Com o passar do tempo e pelo grande número de estabelecimentos voltados para o público que gostava de rock, o Shopping Center Grandes Galerias recebeu então o apelido de Galeria do Rock.





O prédio, que foi projetado pelo arquiteto Alfredo Mathias que emprestou o seu excepcional talento em cada detalhe arquitetônico, chama a atenção pelo seu formato ondulado, inspirado no Copan. Mathias também foi o responsável pelo projeto do conhecido Shopping Iguatemi, primeiro shopping construído no Brasil e o majestoso Palácio Anchieta (onde se aloca a Câmara Municipal da Cidade de São Paulo), Portal do Morumbi entre outras dezenas de obras no País.


Na década de 90 houve a tão falada revitalização do espaço que deve-se principalmente ao seu administrador e presidente do Instituto Cultural Antonio de Souza Neto (conhecido pela alcunha de ‘Toninho da Galeria’) que, diante das condições que enfrentou no início de sua gestão, foi qualificado de “Santo milagreiro” pela imprensa e pelos lojistas. Antonio que além de fotógrafo, jornalista e sociólogo, aplicou-se com obstinação em sua tarefa de remodelar e emprestar ao lugar o prestígio de que hoje desfruta. Hoje, o panorama é diferente: valorizada pela maravilhosa arquitetura original, 20 mil pessoas por dia circulam entre corredores limpos e com segurança.


Fonte: Site Oficial da Galeria do Rock

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. ADORO a galeria, sempre que posso, estou la.


    Beijos
    http://etyceteraetal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Popular Posts

Redes Sociais

Formulário de contato