Blogs de Turismo Blogs de Viagens

Turismo, Algumas Definições

00:44:00Unknown


Falando um pouco mais sobre o mundo do turismo, existem diversos tipos de turismo, é a chamada segmentação¹.A segmentação é uma forma de organizar o turismo para melhor planejamento, gestão e mercado.No mundo de hoje, onde estamos inundados pela informação e por apelos publicitários, cada vez mais a oferta turística² busca atingir o consumidor com precisão, por isso a grande importância de segmentar o turismo.Vou postar aqui, definições de alguns tipos de segmentos existentes.














Turismo Cultural
Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas  à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.










Turismo Rural
Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.







Turismo de Pesca
Turismo de Pesca compreende as atividades turísticas decorrentes da prática da pesca amadora.










Ecoturismo
Ecoturismo  é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de 
uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.








Turismo de Aventura

Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.









Turismo Náutico
Turismo Náutico caracteriza-se pela utilização de embarcações náuticas como finalidade da movimentação turística.










Turismo de Sol e Praia
Turismo de Sol e Praia constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor.







Turismo de Estudos e Intercâmbio
Turismo de Estudos e Intercâmbio constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, 
ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.








Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Negócios e Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de 
caráter comercial, promocional, técnico, científico e social.






Turismo de Esportes
Turismo de Esportes compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas.







Turismo de Saúde
Turismo de Saúde constitui-se das atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos.









Turismo Social
Turismo Social  é a forma de conduzir e praticar a atividade turística promovendo a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão.





¹Segmentação - Divisão do mercado em grupos de indivíduos com características, necessidades e modos de atuação semelhantes, segundo seu perfil financeiro, psicológico, etc. , visando definir estratégias de marketing.
²Oferta Turística - O conjunto de produtos turísticos e serviços postos à disposição do usuário turístico num determinado destino, para seu desfrute e consumo.

Maiores informações: Ministério do Turismo

Você também pode gostar...

2 comentários

Popular Posts

Redes Sociais

Formulário de contato