Blogs de Turismo Blogs de Viagens

O Que é Um Turismólogo?

22:50:00Unknown

Muitas pessoas ainda desconhecem este termo, então vou tentar resumir aqui para quem ainda tem dúvidas sobre o que é ser um Turismólogo e sobre o surgimento deste termo.

Definição
O Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade. A profissão foi reconhecida no Brasil por meio da lei 12.591, publicada no Diário Oficial da União de 19 de janeiro de 2012. 






Surgimento do Termo
Este termo surgiu no início dos anos 70, com o intuito de normatizar uma categoria de profissionais da área de turismo que não possuíam reconhecimento pelo mercado. Nesse contexto, surge o turismo como um novo curso, valorizando o pensar turístico e suas possibilidades.
O primeiro curso iniciou-se na atual Universidade Anhembi-Morumbi no ano de 1971 e logo após, foi a Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas – atual Centro Universitário Ibero-Americano/ UNIBERO em São Paulo em 1972.
Porém o turismo somente começa a ser tratado como objeto de estudo acadêmico e científico a partir do ano de 1973, quando foi criado o curso de turismo na Universidade de São Paulo – USP, posteriormente nas universidades Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1974 e Universidade Católica de Pernambuco, em 1975.
Atualmente, o turismólogo deve estar preparado para atuar em qualquer uma das diversas áreas possíveis dentro do trade turístico, porém devido a grande abrangência de atuação no mercado, requer do profissional em turismo algumas especializações caso queira se destacar.
Tradicionalmente, o turismólogo trabalhava em agências e operadoras de viagem, companhias de transporte, hotéis ou restaurantes. Esses são ainda espaços que ele ocupa, mas hoje, o profissional circula também por outras áreas, como nas secretarias municipais, estaduais e outros órgãos públicos, empresas de promoções e eventos, nas ONGs e etc. 
A presença do turismólogo serve não apenas para promover e organizar locais que já existe potencial turístico, mas também para criá-los, porém é preciso que o profissional fique atento para as exigências do mercado, tais como postura, criatividade, liderança, etiqueta empresarial, comunicação e trabalho em equipe.

Fonte: Instituto Nacional de Turismólogos

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. To com uma leve vontade de estudar turismo...
    O post ajudou rs

    (To seguindo seu blog!)

    www.kamiladel8.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post te ajudou de alguma forma, fico extremamente feliz! Muito obrigada!

      Excluir

Popular Posts

Redes Sociais

Formulário de contato