Blog Meu Mapa Dicas

Mapeando o Peru - Informações Importantes

10:00:00Unknown

Vimos um pouco da história, conhecemos os lugares onde "devemos" ir e agora chegamos a última (mas não menos importante) parte da série sobre o Peru. Informações como documentação necessária, câmbio, temperatura, economia são sempre importantes de se saber quando vamos viajar não é mesmo?

DADOS PRINCIPAIS:
Área:1.285.220  km²
Capital: Lima
População: 29,5 milhões de habitantes (estimativa 2012)
Moeda: Novo Sol
Nome Oficial:  República do Peru
Nacionalidade: peruana
Data Nacional: 28 de julho - Dia da Independência
Governo: República Presidencialista

GEOGRAFIA:
Localização: Oeste da América do Sul
Cidade Principais: Lima, Arequipa, Trujillo e Chiclayo.
Densidade Demográfica: 23 hab./km2
Fuso Horário: - 2h
Clima: árido tropical na região litorânea; de montanha na região da Cordilheira dos Andes;  equatorial na região da Floresta Amazônica.

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:
Composição da População: ameríndios 45%, eurameríndios 37%, europeus ibéricos 15%, outros 3%
Idioma:  espanhol, aimará e quíchua (oficiais)
Religião:  cristianismo 98% (católicos 92,5%, protestantes 5,5%), outras 2%
IDH: 0,741 (Pnud 2012) – elevado
Taxa de analfabetismo: 7,1% da população
Expectativa de vida ao nascer: 72,7 anos (estimativa 2012)

ECONOMIA:
Produtos Agrícolas: café, arroz, batata, milho e outros cereais.
Pecuária: bovinos, caprinos, ovinos, aves.
Mineração:  cobre, chumbo, zinco, prata, petróleo e ouro.
Indústria: refino de petróleo, têxtil, alimentícia, vestuário, bebidas, processamento de gás natural.
Renda per capita:  US$ 10.700 (estimativa 2010).
PIB: US$ 325,4 bilhões (estimativa 2012)


Documentação necessária:
Para visitar o Peru é necessário ter um documento de viagem válido e em boas condições. Esse documento deve ser mantido em segurança para evitar possíveis contratempos.
São os seguintes os documentos de viagem que habilitam os cidadãos brasileiros a ingressarem no Peru na condição de turista:
- PASSAPORTE ou
- CÉDULA DE IDENTIDADE CIVIL emitida pelos institutos de identificação das polícias civis dos Estados.
As cédulas de identidade brasileiras não têm prazo de validade. No entanto, é imprescindível que estejam em boas condições e a foto permita claramente a identificação do titular.
Não são aceitos como documento de viagem:
- Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade);
- Qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil (ex: carteira de motorista, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos Estados, que não os órgãos de identificação das polícias civis dos Estados.

Moeda
El Nuevo Sol (O Novo Sol) (S/.) é a moeda oficial do Peru.  Existem notas de 10, 20, 50, 100 e 200 soles. Há moedas de 10, 20 e 50 centavos, além de 1, 2 e 5 soles.
Vários locais comerciais, restaurantes, hotéis e postos de gasolina aceitam dólares americanos. É possível fazer câmbios de moeda estrangeira em bancos e casas de câmbio. Também existem “cambistas” de rua, mas a transação não é garantida. O horário de atendimento dos locais de câmbio de moeda é de segunda a sexta das 9:00 às 18:00 horas e aos sábados até meio-dia.
É possível encontrar caixas automáticos em quase todas as cidades do país e quase todos estão conectados às redes Plus (Visa) e Cirrus (Mastercard/Maestro), American Express e outras. Neles é possível retirar dinheiro em soles ou dólares americanos, mas a taxa de câmbio normalmente é maior.
Vacinas
Não existem vacinas obrigatórias para entrar no Peru. Caso você deseje visitar a região amazônica do país, o Ministério da Saúde recomenda a vacina contra a febre amarela.

Clima em Cusco, Machu Picchu, Vale Sagrado e Lago Titicaca (Andes)
Machu Picchu em Janeiro, Fevereiro e Março
Em geral, a época das chuvas é entre Dezembro e Março, mas a sua intensidade varia muito de zona para zona e ano para ano. As Peruchuvas mais fortes ocorrem em Fevereiro. Este não é um mês recomendado para viagens a cordilheira. A Trilha Inca está fechada durante este mês. Em Janeiro e Março as chuvas são menos intensas e na forma de pacadas rápidas.

Machu Picchu em Abril, Maio e Junho
Os dias começam a esfriar e a chuvas são raras. Os dias chegam a temperatura de 19°C, mas cai a noite, podendo chegar a 5°C.  No final de Junho (24) acontece em Cusco a Festa do Sol, uma antiga festividade Inca. Nesta época o fluxo de turista aumenta bastante a dica é reservar com muita antecedência.

Machu Picchu em Julho e Agosto
Os meses mais frios do ano, porém excelentes para viajar. Devido as férias convém reservar com antecedência. A temperatura em Cusco podem chegar a 18°C de dia e perto de 0°C a noite. As ruínas de Machu Picchu estão em uma zona de transição entre o altiplano e a selva, por isto é mais úmida e geralmente mais quente.

Machu Picchu em Setembro, Outubro e Novembro
São ótimos meses para viajar com temperatura em ascensão. Os dias são mais longos e as chuvas são raras.

Machu Picchu em Dezembro
O clima já é de verão e tem inicio a temporada de chuva. Normalmente chove pouco. São geralmente pancadas que duram menos de 1 hora. O clima é quente e agradável. Sempre esfria um pouco a noite. Em Machu Picchu pode chover um pouco mais e ocorrer neblina pela manhã.

Outras regiões do Peru
Lima
O clima da capital Lima é leve, sub-tropical deserto, e é influenciado pela corrente fria Humboldt, que garante temperaturas médias mínima variando entre 12°C a 20°C e a média máxima de 25°C a 30°C. Precipitação é praticamente inexistente, com uma média anual de 70 mm.

A Costa – Trijillo, Ica, Nazca, Paracas
O clima, ao longo da costa peruana é agradável durante todo, variando entre 22°C e 28°C . Em geral é bem seco. Devido a falta de umidade, as noites são cerca de 10°C mais frias do que o dia. As chuvas são raras. Podem ser feito passeios nas cidades da costa em qualquer época do ano.

A Amazônia peruana
As terras baixas da Amazônia peruana tem um clima úmido e chuvoso durante todo o ano, as temperaturas variam entre 18°C e 36°C, enquanto a quantidade de precipitação entre 2000 e 4000 mm em ano. Em algumas regiões do sul também é um relativamente curto período seco entre Junho e Agosto. 


Espero que tenham gostado desta série de informações sobre o Peru.
Continuem ligados no blog e fiquem a vontade para sugerirem novos destinos.

Fontes:
http://www.goldtrip.com.br/
http://www.peru.travel/
http://www.perubrasil.com/
http://www.suapesquisa.com/
http://www.tempodeviajar.com/

Você também pode gostar...

0 comentários

Popular Posts

Redes Sociais

Formulário de contato