Blog De Tudo um Pouco Blog Meu Mapa

O Mundo na Mesa - Risoto

22:35:00Unknown

Hoje começaremos a TAG "O Mundo na Mesa" com um prato apaixonante: o Risoto!
Vocês conhecerão um pouco da história do prato e a receita básica, que pode sofrer alterações de acordo com os ingredientes da preferência do dono da cozinha.
Um prato que explora as propriedades do arroz italiano, cujos grãos são envoltos por um amido macio, conhecido como amilopectina.
Um dos pratos típicos da cozinha italiana, o Risoto nasceu em Milão durante uma festa de casamento em 1574. O risoto com arroz branco ou Risotto alla Milanese foi inventado pela mão do mestre Valerio di Fiandra, responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão. O artista era muito sábio no dosar e mesclar as cores em suas obras de arte e conhecido também por apreciar a boa comida e bebida de sua Terra. Fiandra ia seguido a uma taberna local onde podia apreciar um bom vinho. Sem imaginar, sempre que mestre Fiandra estava em meio aos vinhos e às delícias da cozinha italiana, sua filha observava escondida tudo o que acontecia naquele “local proibido”. Com o tempo, a jovem acabou apaixonando-se pelo filho do proprietário da taberna, e em setembro de 1574 os dois casaram-se. Durante os preparativos da festa de casamento, Fiandra deixou cair um pedaço de açafrão dentro do risoto. A lenda conta que a atitude de Fiandra foi uma demonstração de ciúmes pela filha. O resultado dessa mistura acidental foi conhecido no final da noite quando os convidados começaram a procurar o cozinheiro da saborosa invenção. Nascia o Risoto Branco ou Risoto alla Milanese (Risoto a milanesa), o mais tradicional de todos.
Para se produzir um bom risoto, é necessário:

  • Começar com um pouco de gordura;
  • Tostar adequadamente os grãos;
  • Mexer constantemente para que o amido se solte;
  • Usar panela de fundo espesso para que haja calor retido suficiente para cozinhar o arroz em chama alta sem grudar no fundo;
  • Adicionar o líquido aos poucos, evitando assim o excesso de líquido no final do preparo;
  • Finalizar o risoto montando-o com manteiga e queijo, se indicado, depois da chama apagada;
  • Servir o risoto imediatamente após o preparo.
Cada região (e até mesmo família) da Itália prepara o risoto de maneira diferente.
Existem basicamente dois estilos, que diferem quanto à consistência. Um deles é o estilo mais grudado (usado no Piemonte e na Emilia Romana), e o outro, mais solto (com abundância de líquido) ou all'onda, muito comum na região de Vêneto.
Agora, vamos à receita básica de Risoto! 
 
Ingredientes:
• 120g de manteiga sem sal gelada
• 15g de cebola em brunoise (quadradinhos)
• 350g de arroz arborio
• 100ml de vinho branco seco
• 1,250 litro de fundo claro de ave.
• 50g de queijo parmesão ralado na hora

Preparo:
Numa panela de fundo largo, derreta 20g de manteiga e sue (deixe ela levemente transparente) ligeiramente a cebola. Acrescente o arroz e toste até que os grãos fiquem bem envoltos na manteiga e bem quentes.
Acrescente o vinho branco e deixe secar completamente. Acrescente uma concha de fundo, mexendo sempre. Quando secar, acrescente mais uma concha e assim sucessivamente, sem parar de mexer, até que o arroz esteja al dente.
Retire a panela do fogo e acrescente a manteiga restante e o queijo parmesão, mexendo até incorporar. Sirva imediatamente.

Rendimento: 6 porções

Fontes: Ceraflame e Livro 400g - Técnicas de Cozinha
Colaboração: Amanda, do blog "De Tudo um Pouco"

Você também pode gostar...

0 comentários

Popular Posts

Redes Sociais

Formulário de contato